- Atendimento : 07:00 - 17:00
- Suporte : [email protected]
Autor : Áurea Ambiental
Publicado em : 01/08/2022
Borras oleósas, ou óleos, são compostos por óleos utilizados para lubrificação na indústria metalúgica, automobilistica e mecânica As borras oleosas estão presentes na maioria das atividades de transformação da indústria metalúrgica (sendo responsáveis pela lubrificação dos equipamentos de laminação, extrusão, dentre outros).
Algumas borras oleosas como a metalúrgica são bastante prejudiciais por serem ricas em metais pesados (extremamente tóxicos para a maioria dos metabolismos), opera como agente impermeabilizante e após algum tempo, pode abrigar uma série de vetores (fungos e outros parasitas). Além disto, não é naturalmente biodegradável, pois poucos ou nenhum microorganismos conseguem digerí-la.
Antigamente (e infelizmente ainda é uma pratica comum), as borras eram descartadas em lixões, aterros sanitários ou, pior ainda, na linha do esgoto. Nos aterros, a borra colabora com a instabilidade das camadas, que se tornam escorregadias e tendem a desabar, além de intensificar a toxicidade do chorume gerado no próprio aterro. Quando lançadas no esgoto, as borras colapsam o sistema aeróbio e anaeróbio das estações de tratamento, ou, se lançadas diretamente na natureza, provocam mortalidade da flora e fauna. O poder poluidor da borra pode ser comparado aquele do petróleo derramado em natura.
A destinação correta de borras oleósas é o coprocessamento ou incineração do composto.
A Áurea Ambiental dispõe de soluções para coleta, tratamento e descarte adequado de borras oleósas. receba uma solução customizada para o tratamento ideal de borras oleósas gerado em sua operação solicitando um orçamento através do nosso formulário online.